Gêneros Textuais
Camila Oliveira Gomes Matos
Iris Polyanna Gomes Pereira
Klaudynéia Silva Santos
Leandro Soares Brito
Marcelo
Maria Eunice Castro Fagundes
RESUMO: este relatório tem como objetivo analisar a realidade eminentemente assustadora que traz o livro didático acerca do negro, à medida que sua presença é imperceptível frente à visão ideológica do branco. Como futuras professoras, as preocupações iniciais recaíram sobre a forma de o livro didático trabalhar a representação do negro na sociedade, as imagens construídas por este instrumento pedagógico de maneira estereotipada.
METODOLOGIA: o corpus da pesquisa foi construído a partir de recortes de textos do livro didático de Ensino Fundamental: tomando como base o método analítico, que parte da teoria para análise dos discursos recortados. Foram extraídos para analise três recortes discursivos.
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA: a Análise do Discurso de Linha Francesa foi empregada como suporte teórico-metodológico. Entre os autores desta perspectiva teórica, Pêcheux (1996) ocupa um lugar central nas discussões travadas. As categorias ideologia e racismo de cor foram destacadas como suporte de análise. A primeira sob o enfoque pêcheuxtiano e a segunda nas teorias racistas de Guimarães (2002) e Munanga (2005).
RESULTADOS: através da ideologia racista de cor, é possível perceber a invisibilidade do negro no Livro Didático, a imagem do negro retratada numa posição social inferior ao branco, ignorando a história da cultura africana e sua relação com a cultura brasileira. O livro tem contribuído para a ideologia do branqueamento, devido a isto, o aluno negro tende a ter um sentimento de auto-rejeição, de baixa auto-estima,