Introdução ao Trabalho Cientifico
Os óleos de cozinha utilizados para fazer fritura, em estabelecimentos e residências, podem ser reutilizáveis para a produção de sabão em barra. Além de preservar o meio ambiente ao evitar que seja despejado diretamente no esgoto e conseqüentemente nos rios, o processo de reciclagem do óleo evita a obstrução das tubulações e oferece economia para quem resolver consumir o produto. Para promover esse conhecimento e oportunidade a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) tem realizado por meio da Superintendência de Educação Ambiental(SQS/Semarh), Oficinas de Fabricação de Sabão Ecológico.
As oficinas para confecção do sabão ecológico têm ocorrido durante as edições do “Sergipe de Todos”, evento realizado pelo Governo do Estado que tem como objetivo levar serviço e informações aos cidadãos que residem no interior sergipano. As primeiras acorrem em Nossa Senhora do Socorro e no município de Boquim.
De acordo com a instrutora responsável por ensinar todo o processo de transformação do óleo de cozinha em sabão ecológico, Josefa Ferreira Aquino, conhecida como dona Jô, que é funcionária da Semarh, o processo de manipulação é muito simples e proporciona grande valor ambiental. “O óleo de cozinha jogado diretamente na pia prejudica seriamente o meio ambiente. A idéia com a oficina é proporcionar esses esclarecimentos à comunidade, como também, de forma artesanal, oportunizar a economia doméstica do lar de maneira sustentável”, explica.
Danos
Cada litro de óleo despejado em pias ou vasos sanitários tem potencial para poluir um milhão de litros de água, o equivalente à quantidade que uma pessoa consome ao longo de 14 anos. Quando a gordura vai para a rede de esgoto, eleva o custo do sistema de tratamento dos resíduos. O óleo provoca ainda a impermeabilização do solo, contribuindo para as enchentes.
Ingredientes