GÊNEROS TEXTUAIS
Cada gênero possui sua característica, entretanto, é importante destacar que não existe um texto que seja, por exemplo, exclusivamente argumentativo. Ele é o conjunto de características semelhantes no conteúdo, estrutura e no tipo de linguagem, é, portanto, as diferentes maneiras de se organizar as informações linguísticas, levando-se em conta a finalidade do texto; Não podemos definir a quantidade existente, pois eles servem para satisfazer a determinadas necessidades de comunicação, podendo aparecer ou desaparecer de acordo com a época ou as necessidades dos povos. Por isso, podemos afirmar que gênero textual é uma questão de uso. No momento da escolha do gênero textual, seja oral ou escrito, a finalidade do texto, o papel dos interlocutores e o contexto devem ser considerados. Eles podem ser narrativos, argumentativos, expositivos, instrucional, etc. Alguns exemplos de gêneros textuais:
Narrativos: Conto de fadas, fábula, lenda, romance, conto, piada, etc.
Relato: Diário, autobiografia, curriculum vitae, notícia, etc.
Argumentativo: Texto de opinião, carta, editorial, ensaio, etc.
Expositivo: Seminário, conferência, palestra, etc.
Instrucional: Receita, regulamentos, etc.
Cantigas de roda: Forma poética muito apreciada pelas crianças, brincadeira infantil que permite várias evoluções, combinações de vozes e movimentos variados. Apresentam temas populares, rimas e ritmo bem definido, cadenciado.
Convite:O convite busca chamar alguém para algum evento, por exemplo: festade confraternização, aniversários, casamentos, etc. Nele precisa conter qual é o evento, a data, hora e o local em que será realizado.
Poema:é um gênero textual em versos e mais raramente em prosa; Além dos versos, fazem parte da estrutura do poema, as estrofes, a rima e a métrica.
Bilhete: Gênero textual utilizado para transmitir uma mensagem curta ou um recado e precisa conter os seguintes elementos: destinatário (a pessoa que receberá o bilhete), mensagem, nome