Ceramicas
CURITIBA
2013
MATERIAIS CERÂMICOS
Trabalho apresentado junto na disciplina de Ciências do Materiais.
CURITIBA
2013
SUMÁRIO
1. INTRODUCÃO
Iremos abordar nesse trabalho a cerâmica e sua origem, a palavra cerâmica vem do grego "keramos", que significa coisa queimada, indicando que as propriedades desejáveis destes materiais são encontradas através de um processo térmico de alta temperatura denominado queima. O termo no começo era aplicado às porcelanas e cerâmicas, mas recentemente tendo-se notado que são materiais inorgânicos e não metálicos. A maior parte dos materiais cerâmicos são compostos de elementos metálicos e não metálicos para os quais as ligações interatômicas são ou não totalmente iônicas ou predominantemente iônicas, mas tendo algum caráter covalente.
2. Cerâmicos e seus derivados
Para estudarmos melhor o setor cerâmico, iremos dividir em sub setores, pois o setor cerâmica é amplo e heterogêneo, como matérias-primas, propriedades e áreas de utilização. Dessa forma, a seguinte classificação, em geral, é adotada.
2.1 Cerâmica Vermelha
São aqueles materiais com coloração avermelhada empregados na construção (tijolos, blocos, telhas, elementos vazados, lajes, tubos cerâmicos e argilas expandidas) e também utensílios de uso doméstico e de adorno. As lajotas muitas vezes são enquadradas neste grupo porém o mais correto é em Materiais de Revestimento.
2.2 Materiais de Revestimento
Materiais de Revestimento (Placas Cerâmicas) – abrange aqueles materiais usados na construção civil para revestimento de paredes, piso e bancadas tais como azulejos, placas ou ladrilhos para piso e pastilhas, os utilizados como isolantes térmicos, no setor automobilístico e até no setor espacial.
2.3 Materiais Refratários
Este grupo compreende uma grande diversidade de produtos, que têm como principal designação suportar