Gêneros textuais
[...] quando nos comunicamos, adaptamos na situação de comunicação, porque tudo irá depender do contexto de produção. Não escrevemos da mesma forma quando redigimos uma carta de solicitação de comunicação ou um conto não falamos da mesma maneira, quando fazemos uma exposição diante de uma classe, ou quando conversamos a mesa com amigos. Os textos escritos ou orais que produzimos diferenciam-se uns dos outro e isso porque são produzidos em condições diferentes. (2007 p97)
Os gêneros textuais são atividades discursivas que estão presentes na vivencia cultural, eles são modelos comunicativos e servem muitas vezes para criar uma expectativa no interlocutor e prepará-lo para a determinada reação. Operam prospectivamente abrindo o caminho da compreensão, como frisou Bakhtin (1988).
Portanto os gêneros são formas de dizer oralmente e por escritas situadas e contextualizadas existentes na sociedade. Essas formas de dizer de se criar sentido são cristalizadas historicamente pelo funcionamento de certos campos ou esferas sociais como a ciência, artes, jornalismo, o trabalho, a publicidade e o consumo, o cotidiano familiar ou íntimo, pois sendo fruto de contextos ou situações específicas os gêneros são, por um lado, flexíveis, pois se adaptam ás diversas situações específicas por outro lado são estáveis , porque satisfazem as maneiras de dizer em um dado campo