Gêneros textuais
Pesquisando os gêneros textuais que se encontram na revista Veja é possível ter um direcionamento maior da interpretação destes textos, já que para identificarmos esses gêneros, temos que dispor de um entendimento sobre a forma como os mesmos são escritos. Essa estratégia de comunicabilidade deve ser buscada e definida tanto da construção do texto como da escolha certa das palavras, para que haja assim uma coerência entre o que se dispõe na composição, seja de uma entrevista, um artigo de opinião, uma notícia, uma crônica e outros gêneros.
Escrever é um ato complexo, o autor precisa pensar no que escrever e como escrever, pois cada gênero textual tem suas características, trabalhar com o conteúdo, questões gráficas e de gramática é fundamental na composição dos mesmos Como se trata de uma revista, todos os gêneros nela pesquisado fazem parte do universo jornalístico, a noticia Imagem da Semana http://veja.abril.com.br/acervo/home.aspx edição 2302 nº 1 página 31, traz um texto narrativo que expõe com detalhes os acontecimentos. Já na entrevista, o gênero é o dissertativo-expositivo, pois o entrevistador coloca as perguntas e o entrevistado as responde, já que muitas vezes estas perguntas são de âmbito pessoal a vida do entrevistado é exposta. No artigo de opinião, o próprio nome já diz, o autor informa e tenta convencer o leitor a mudar de opinião em relação a algum fato, os textos predominantes são o informativo e o argumentativo, quanto a carta ao leitor o objetivo é comunicar algo, informar. Nesta carta pesquisada na revista Veja edição 2302 nº 1 página 12, encontramos um texto dissertativo-argumentativo em que o autor avalia as crendices populares e tenta de uma forma bem original mostrar o outro lado da situação para o leitor.
Na propaganda encontramos o texto dissertativo-expositivo, onde há o intuito de propagar os benefícios de um produto que está a venda. Neste caso o publicitário