Gêneros Literários
COORDENADORIA DE EDIFICAÇÕES
GÊNEROS LITERÁRIOS
NOVA VENÉCIA
2014
GÊNEROS LITERÁRIOS
Trabalho apresentado à disciplina língua portuguesa do curso técnico de nível médio integrado em edificações do Instituto Federal do Espírito Santo, como requisito parcial para avaliação.
NOVA VENÉCIA
2014
INTRODUÇÃO
Entre os gêneros discursivos, existem aqueles que são próprios do ambiente artístico e cultural e são utilizados com finalidade estética, artística: os gêneros literários. Como o escritor tem liberdade para criar e recriar gêneros literários, é difícil traçar os limites entre estes. No ambiente artístico, os gêneros se ampliam ou se combinam, e sofrem variações quase constantes.
Apesar disso, desde os primeirostestes de divisão feitos por Platão e Aristóteles, na Grécia antiga, a literatura tem sido organizada por gêneros. De acordo com essa concepção clássica, há três gêneros literários básicos: o lírico, o épico e o dramático. Ao longo dos séculos, contudo, essa divisão foi sendo discutido por escritores e críticos, já que deixou de condizer à variedade dos gêneros existentes, uma vez que novos gêneros surgiam e antigas formas se aperfeiçoam.
Gênero Lírico
Corresponde ao tipo de texto no qual um eu lírico (a voz que fala no poema, que nem sempre corresponde à do autor) exprime suas emoções, ideias e impressões ante o mundo exterior, com predominância de pronomes e verbos em 1ª pessoa e que explora a musicalidade das palavras.
Atualmente também se fala de lirismo no cinema, na fotografia, na pintura, na melodia de uma música. Quase sempre o sentido dado à palavra, nesses casos, está relacionado à emoção e à individualidade.
“Ardo em desejo na tarde que arde!
Oh, como é belo dentro de mim
Teu corpo de ouro no fim da tarde:
Teu corpo