Cosmovisão cristã biblico
Quando se fala dos povos indígenas geralmente somos ignorantes a respeito da situação atual dos mesmos, ou sabemos apenas o contexto histórico que aprendemos ao longo da vida escolar. Na atualidade, observamos casos às vezes com grande distorção abordados pela mídia e não buscamos aprofundar o conhecimento, nem entender o motivo de revolta e indignação que as populações indígenas sofrem ao reivindicar a posse de suas terras o que não se pode deixar de perceber é que assim como um latifundiário tem direitos sobre sua propriedade, os indígenas também possuem o direito a posse das terras onde habita O assunto discutido neste trabalho falará dos povos indígenas a respeito da demarcação e seus direitos territoriais.
O que é uma terra indígena?
A terra indígena não é apenas o espaço ocupado pelo índio, mas todo o espaço necessário para a sobrevivência de sua cultura.
O estudo para sua demarcação, portanto, leva em conta todo o território utilizado pelo índio para sobreviver e para manter suas crenças, em respeito à Constituição Federal. São 115 terras em estudo para demarcação no país.
Terras indígenas separadas por tipo.
Entenda como funciona demarcação
A demarcação de terras indígenas voltou a ganhar evidência e ser alvo de embates públicos após a invasão de fazendas em Sidrolândia (MS) que culminou na morte de um índio terena. O conflito na região começou no dia 15 de maio, quando a Buriti foi ocupada pelos Terena, cuja principal reivindicação é uma área cujo processo demarcatório se arrasta há 13 anos.
De acordo com a Funai (Fundação Nacional do Índio), o país tem atualmente 672 terras indígenas, 115 delas em estudo, ou seja, ainda não foi definido o tamanho dessa área, que pode vir a ser demarcada (Entenda a classificação mais abaixo). TERRAS INDÍGENAS NO BRASIL
Fase do procedimento demarcatório
Nº de terras indígenas
Superfície (em hectares)
Em estudo
115
---
Delimitada
30