Gêneros literarios
Passo 3:
A divisão clássica dos gêneros literários desde a Antiguidade é em três grupos: Narrativa ou épico, Lírico e Dramático.
Narrativo: é o que narra a história pode ser onisciente (terceira pessoa, observador, tem conhecimento da história e das personagens.
Os gêneros narrativos são:
1-Romance
2-Fábula
3-Novela
4-Conto
5-Crônica
6-Ensaio
7-Poemas, épicos
8-Versos
9-Epopéia
10-Rimas.
Gênero Lírico: A temática lírica geralmente envolve a emoção, o estado de alma, os pensamentos, os sentimentos do eu - lírico, e também os pontos de vista do autor e, portanto, é inteiramente subjetiva. Esse gênero é geralmente expresso pela poesia, contudo, não é toda poesia que pertence ao gero referido, já que dependerá dos elementos literários inseridos nela.
Gênero Dramático: é composto de textos que foram escritos para serem encenados em forma de peça de teatro. Para o texto dramático se tornar uma peça ele deve primeiro ser transformado em um roteiro, para depois poder ser transformado então do gênero espeta.
Passo 4 :
Fábula: é um texto de caráter fantástico que busca ser inverossímil (não tem nenhuma semelhança com a realidade). As personagens principais são os animais ou objetos, e a finalidade é transmitir alguma lição de moral.
Ex: A fábula da rã e o rato
Desejava um rato passar um rio; porém tinha medo, não saber nadar. Ofereceu-lhe uma rã os seus serviços, pronta a levá-la para outra banda, se quisesse atar-se com ela. Consentiu o rato, e com cordel amarrou uma das suas patas, e atou na outra ponta o pé da rã. Entraram na água; a maliciosa rã, escarnecendo do companheiro, procurava,mergulhando, puxá-la para o fundo e afogá-lo. O rato forcejava em resistir-lhe. Nesta lida estavam, quando vem voando um gavião, dá com eles e de ambos faz seu almoço.
Moralidade: Raramente os maus triunfam: se conseguem prejudicar os bons que neles se fiam, acham logo outro mau que os castiga.