Gêneros literarios
Ao estudar os Gêneros e os tipos textuais percebe-se que cada texto possui uma silhueta que é peculiar, isto é, marcas linguísticas que distinguem um texto do outro.
A literatura, arte que se expressa pela palavra, também possui formas de expressões consagradas. Essas formas de expressões são chamadas Gêneros Literários, inicialmente pode citar três: Lírico, Épico e Dramático, No entanto estes englobam inúmeras categorias comumentes chamadas subgêneros ou espécies.
Gêneros Literários
O texto literário se organiza em gêneros literários.
Os textos literários são divididos em dois grupos: textos em verso, textos em prosa.
Os textos em verso são os poemas, aqueles que são formados por versos; os textos em prosa são aqueles construídos em linha reta, organizados em frases, parágrafos, capítulos, partes etc. Quanto ao conteúdo, estrutura, e segundo os clássicos, conforme a "maneira de imitação", podemos enquadrar as obras literárias em três gêneros
Gênero Lírico
Quando um "eu" nos passa uma emoção, um estado; centra-se no mundo interior do Poeta apresentando forte carga subjetiva. A subjetividade surge, assim, como característica marcante do lírico. O Poeta posiciona-se em face dos "mistérios da vida". A lírica já foi definida como a expressão da "primeira pessoa do singular do tempo presente".
Seu nome vem de lira, instrumento musical que acompanhava os cantos dos gregos. Por muito tempo, até o final da Idade Média, as poesias eram cantadas; separando-se o texto do acompanhamento musical, a poesia passou a apresentar uma estrutura mais rica. A partir daí, a métrica (a medida de um verso, definida pelo número de sílabas poéticas), o ritmo das palavras, a divisão em estrofes, a rima, a combinação das palavras foram elementos cultivados com mais intensidade pelos poetas.
Isso não significa que poesia, para ser poesia, precise, necessariamente, apresentar rima, métrica, estrofe.
A poesia do Modernismo, por exemplo, desprezou esses conceitos; é uma