Gêneros de documento
JARAGUÁ DO SUL – SC
FEVEREIRO/2013
“Documento é toda forma física ou virtual de obter-se conhecimento e informação, para desenvolver procedimento futuros”
Gêneros: No dia-a-dia convivemos com diferentes gêneros de documentos, vejamos:
1 TEXTUAIS
Refere-se às diferentes formas de expressão textual. São textos de qualquer natureza, literários ou não-literários.
Dessa forma, podem ser considerados exemplos de gêneros textuais: anúncios, convites, atlas, avisos, programas de auditórios, bulas, cartas, cartazes, comédias, contos de fadas, crônicas, editoriais, ensaios, entrevistas, contratos, decretos, discursos políticos, histórias, instruções de uso, letras de música, leis, mensagens, notícias. São textos que circulam no mundo, que têm uma função específica, para um público específico e com características próprias. Aliás, essas características peculiares de um gênero discursivo nos permitem abordar aspectos da textualidade, tais como coerência e coesão textuais, impessoalidade, técnicas de argumentação e outros aspectos pertinentes ao gênero em questão.
2 CARTOGRÁFICOS
Reunir informações semelhantes numa mesma categoria e traduzi-las em um símbolo visual é típico do gênero cartográfico.
Cartografia é o conjunto de estudos e operações lógico-matemáticas, técnicas e artísticas que, a partir de observações diretas e da investigação de documentos e dados, intervém na construção de mapas, cartas, plantas e outras formas de representação, bem como no seu emprego pelo homem. Assim, a cartografia é uma ciência, uma arte e uma técnica.
3 ICONOGRÁFICOS
Por documento iconográfico entende-se toda a imagem pintada, desenhada ou esculpida que nos transmite informação sobre a história e, através da qual, podes conhecer melhor uma realidade específica.
A análise de um documento iconográfico é semelhante à análise dos documentos escritos.
A descrição de um documento iconográfico é importante para a sua análise histórica e