Gênero: uma categoria útil para a análise histórica.
INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DE RONDONIA- IESUR
FACULDADES ASSOCIADAS DE ARIQUEMES-FAAr
DISCIPLINA: DESENVOLVIMENTO HUMANO III
DOCENTE: JANAÍNA
DISCENTE: ANDRÉA TORRES SANCHES
CURSO: PSICOLOGIA
PERÍODO: 4°
SCOTT, Joan. Artigo - Gênero: uma categoria útil para a análise histórica.
As palavras possuem uma história que nem os professores de Oxford nem a Academia Francesa foram capazes de captar e fixar os sentidos livres da imaginação humana. Talvez devido a isso as pessoas utilizem a gramática de maneira figurada no sentido de evocar traços de caráter sexuais.
As feministas passaram a utilizar a palavra gênero para referir a relação entre os sexos. Para os indo-europeus esta questão é ainda mais complexa devido a existência de um terceiro gênero, o indefinido e o neutro, haja vista, que a gramática aborda a palavra gênero como um meio de classificar fenômenos com uma descrição objetiva de traços inerentes.
Americanas feministas utilizaram o termo gênero com o intuito de haver distinções entre os sexos e devido uma preocupação com estudos femininos serem feitos de maneira muito isolada.
Segundo Nathalie (1975) o estudo sobre a história deve ser feito com o objetivo de entender a importância dos sexos, dos grupos de gêneros e dos papéis sexuais da sociedade em várias épocas.
A justificativa para o termo gênero, segundo as feministas, é a transformação dos paradigmas, o estudo de novos temas e uma reavaliação crítica do trabalho científico existente.
O estudo deveria abranger a classe, raça e gênero, pois demostra uma preocupação com os oprimidos e com a desigualdade de poder. A necessidade de fazer tal estudo se caracteriza diante da defasagem de qualidade de trabalhos sobre as mulheres e seu estatuto, a vantagem de provar e mostrar sua importância na história e sua participação nas mudanças políticas principais da civilização ocidental. Pra tanto, faz-se necessário um estudo separado.
O termo gênero tem se