Esquematização severino
Metodologia do Trabalho Científico / Antônio Joaquim
Severino. – 23. Ed. rev. e atual. – São Paulo: Cortez 2007. P. 21 – 36
Capítulo 1: Universidade, ciência e formação acadêmica
1.1. Educação superior como formação científica, profissional e política. * A Universidade atuando na formação do profissional técnico, do cientista e do cidadão; * Com trabalhos no campo do ensino, da pesquisa e da extensão; * Busca da função social da Universidade.
1.2. A produção do conhecimento como construção do objeto * O conhecimento: “construção” ou “representação”; * Implementar as atividades de iniciação ao procedimento científico; * Dimensão da pesquisa: epistemológica, pedagógica e social.
1.3. Pesquisa, ensino e extensão na Universidade
1.3.1 – Do compromisso da Universidade com a construção do conhecimento * Objetivos da pesquisa e sua relevância para os projetos de extensão; * Investimento na formação continuada dos docentes; * Instauração de condições objetivas para uma “tradição de pesquisa”.
1.3.2 – Da impropriedade da Universidade só se dedicar ao ensino * Fracasso da missão universitária; * Limitar-se a repassar informações fragmentadas e emitir habilitações; * Universidade de ensino ou de pesquisa.
1.3.3 – Da necessidade do envolvimento da Universidade com a extensão * Função intrínseca da Universidade; * Extensão x Assistencialismo; * As funções da Universidade – ensino, pesquisa e extensão – se articulam e implicam mutuamente, isto é, cada uma dessas funções necessita da outras duas para realizar-se plenamente.
UFMA – Universidade Federal do Maranhão
Metodologia do Trabalho Científico Prof.ª Georgete Lopes
Aluno: Amanda Cristina de Aquino Costa DT 12101-09
SEVERINO, Antônio Joaquim, 1941 –
Metodologia do Trabalho Científico / Antônio Joaquim
Severino. – 23. Ed. rev. e atual. – São Paulo: Cortez 2007. P. 21 –