Gênero Gramático
1 INTRODUÇÃO
Esta pesquisa abordará o Gênero Dramático, descrevendo suas principais características e divisões.
O aspecto histórico e a evolução deste gênero literário serão detalhados, com o objetivo de demonstrar as mudanças ocorridas no transcorrer do tempo. As diferenças na forma de representar e as transformações ideológicas que influíram na inspiração artística dos dramaturgos serão relacionadas.
Por fim, haverá a descrição de tendências atuais do Gênero Dramático, bem como a conclusão relacionada à esta atividade artística.
2 GÊNERO DRAMÁTICO – CARACTERÍSTICAS GERAIS
O gênero dramático tem duas grandes divisões: a tragédia e a comédia. Existem diversas subdivisões, como a tragicomédia, o drama, o auto e a farsa. Sua essência e razão de singularidade é a representação, a necessidade de apresentar a um público uma realidade, através de ação, dentro de um espaço, o teatro.
No gênero dramático, as personagens aparecem dotadas de características marcantes, representando realidades humanas concretas. Contudo, a caracterização será indireta, uma vez que se deve sugerir ao público os traços peculiares das personalidades representadas, sendo que o autor não pode omitir-se na ação. Assim, o teatro exige um esmerado juízo seletivo, pois cada um dos fatos ocorrentes deve, pela concisão e pela síntese, ser capaz de despertar emoção. A obra dramática não apresenta descrições nem dissertações, mas busca acentuar a ação. O texto é, então, representativo, onde o diálogo é fundamental, em contraposição ao romance, à novela, ao conto, cujos textos visam a apresentar, e onde o diálogo, se houver, é bastante acessório.
É importante observar ainda que, no teatro, o autor faz uma tentativa de representar mais a língua falada do que a escrita. Daí os recursos próprios para enfatizar a entonação, a voz,