gênero alternaria
Gênero Alternaria
Fonte:http://2.bp.blogspot.com/_wWN7BINwXjg/TQdknH-BydI/AAAAAAAABkc/VX4wotC7jzY/s1600/prancha%2Balternaria.jpg
Figura 1. Aspectos morfológicos de Alternaria sp. A. Hifa proliferando dando origem a três conidióforos. (bar = 18 µm) B.Ramificação do conidióforo e formação de conídios ainda imaturos. C. Conidióforo alongado e célula conidiogênica ampuliforme. (bar = 25 µm) D. Conídios catenulados (em cadeia) com septos transversais e longitudinais. (bar = 30 µm).
Histórico: A Alternaria sp foi descrita por Ness (1816) e é pertence ao Reino Fungi, divisão: Ascomycota; subdivisão: Dothideomycetes; classe: Pleosporomycetidae; ordem: Pleosporales; família: Pleosporacea. É representado por 632 espécies descritas na literatura.
Sintomatologia: Os sintomas de ataque apresentam-se na forma de lesões foliares necróticas, circulares ou não, com coloração pardo-escuras, característicos anéis concêntricos e bordos bem definidos. O surgimento das lesões podem ocorrer em grupo ou isolados, apresentando ou não halo clorótico. Nas plantas adultas, podem surgir lesões na região do caule com características de coloração marrom-escura, alongadas. A alta severidade das alternarioses em geral é caracterizada por intensa redução da área foliar, queda do vigor das plantas, quebra de hastes, depreciação de frutos e tubérculos, morte de plantas e conseqüente redução da produção e qualidade.
Fonte: Embrapa Hortaliças
Figura 2. Queima das folhas da cenoura, causada por Alternaria dauci.
Fonte: Embrapa Hortaliças.
Figura 3. Fruto de tomate com podridão na região do pedúnculo causada por Alternaria solani
Ciclo biológico: A ocorrência de epidemias severas da doença está sempre associada à temperaturas diárias de 25 a 32º C. o fungo esporula abundantemente com temperaturas na faixa de 14 a 26ºC e com umidade relativa de 100% durante 24 horas. O conídeos de Alternaria spp. são altamente resistentes a períodos de baixa