Gás Hélio - Sustentabilidade
Introdução: Todos os meios de comunicação estão voltados, há alguns anos, para a questão da sustentabilidade, alertando-nos, assim, para o risco de esgotamento de recursos naturais como água, petróleo e o gás Oxigênio. Entretanto, o gás Hélio também é um recurso que corre risco de extinção, pela sua utilização exagerada sem a devida valorização.
Objetivo:
- Falar sobre as características e utilizações do gás Hélio;
- Explicar como ocorre a alteração da voz ao ingeri-lo;
- Alertar sobre sua possível extinção.
Desenvolvimento:
1- Dizer as características do gás Hélio:
Gás Hélio é o gás nobre representado pela sigla "He" na tabela períodica, também conhecido por ser o gás com menor ponto de ebulição equivalente a - 273°C, próximo assim, do zero absoluto. Suas principais características são não se misturar com outros elementos (característica comum a todos os gases nobres), massa atômica igual a 4u. É estável (como os outros gases nobres), incolor, inodoro e tem densidade baixa. É usado para encher dirigíveis: foi escolhido para este fim por ser um o gás menos inflamável. Por fim, o Hélio, também, modifica a voz.
2- Encher bexigas com o gás hélio que estará em um cilindro. Ingerir o gás e explicar, basicamente, como funciona a mudança de voz: Os movimentos que fazemos ao falar comprimem as moléculas do gás nitrogênio - presente no ar -, que se movimentam para cima e para baixo criando uma onda sonora. A distância entre os picos dessas ondulações é conhecida como comprimento de onda. A velocidade do som depende do meio em que ele se propaga. Todas as amostras de gases têm o mesmo número de moléculas por unidade de volume em uma determinada pressão e temperatura, sendo ele gás hélio ou nitrogênio. Mas nem todas as moléculas têm a mesma massa. No caso, o nitrogênio tem a massa sete vezes maior que o hélio. Por isso, quando inalamos He, o som se propaga muito mais rápido e a voz tende a se tornar mais aguda.
3 - Explicar,