Artigo Treinamento Esportivo
Antecedentes: Um alto nível de força é inerente ao jogo de futebol d e elite, mas a relação entre a força máxima e desempenho de sprint e salto não foram estudados minuciosamente.
Objetivo: determinar se a força máxima se correlaciona com sprint e altura do salto vertical de jogadores de futebol de elite.
Métodos: Dezessete futebolistas internacionais do sexo masculino (média (DP) tendo 25,8 (2,9) anos, altura 177,3 (4,1) cm, peso de 76,5 (7,6) kg, e consumo máximo de oxigênio 65,7 (4,3) ml / kg / min) foram testados para força máxima no meio agachamento e capacidade de sprint (0-30 m e 10 m shuttle run sprint) e altura de salto vertical.
Resultado: Houve uma forte correlação entre a força máxima no meio agachamento e desempenho sprint e altura do salto.
Conclusões: força máxima no meio agachamento determina o desempenho de sprint e altura do salto em atletas de futebol de alto nível. Alta força de agachamento não implica em redução do consumo máximo de oxigênio. Jogadores de elite do futebol devem se concentrar no treinamento de força máxima, com ênfase na mobilização máxima de movimentos concêntricos, que podem melhorar a sua corrida e desempenho de salto. Verificou-se que os jogadores de futebol de elite percorrem 8-12 km durante um jogo, dependendo da sua função na equipe, (1)(3) estado nutricional,(4)(5) e capacidade aeróbica. (6)(7) Dentro deste contexto aeróbico um “ataque” de sprint ocorre a cada 90 segundos, (2) cada uma com duração média de dois a quatro.(1)(2)(8) Sprinting constitui 1-11% da distância total percorrida em uma partida, (1)(2) correspondente a 0,5-3,0% de efetivo tempo de jogo, isto é, o momento em que a bola está em jogo. (8)(10) Recentemente, nós mostramos que a melhoria da capacidade aeróbia em jogadores de futebol de elite júnior aumentou a distância percorrida, a intensidade de jogo, o número de