gzxgsdg
493 palavras
2 páginas
Todos os membros do nosso grupo saem à noite e bebem uns copos com os amigos. Mas temos vindo a notar (não sendo o nosso caso) um aumento de jovens que não se conseguem divertir sem estar sob efeito de algum tipo de substancia, nomeadamente, o álcool, cannabis, e entre outras drogas mais pesadas como: o ecstasy (MDMA), anfetaminas (speed) e LSD (ácidos). Não iremos abordar estupefacientes como a heroína e a cocaína, pois nenhum dos inquiridos alega ter consumido as mesmas e por serem, usualmente, utilizados por uma faixa etária mais avançada. O ato de consumir álcool tornou-se, no nosso país e com enfâse no nosso concelho, um habito normal e aceitado por todos, com uma idade de iniciação do seu consumo cada vez mais reduzida, havendo por vezes certos estabelecimentos que cometem ilegalidades ao venderem álcool a menores. Na análise dos inquéritos, 26 dos 32 inquiridos, alegam ter consumido álcool como primeira substância que utilizam para se divertir. Os efeitos negativos do álcool são de senso comum, relacionados especialmente com problemas hepáticos, mas isto não deixa de fazer com que seja a droga mais consumida do mundo.
A marijuana é geralmente enrolada num cigarro chamado ganza ou charro, usualmente também é consumida através do cachimbo (bong). Para nos apercebermos do quão vulgar é esta droga, 19 dos 32 inquiridos consomem cannabis. Pode provocar problemas psicóticos e problemas ao nível dos pulmões.
Ambas estas drogas têm efeitos estimulantes, portanto são geralmente usadas em discotecas e festas de música eletrónica tal como: house; trance; drum and bass e dubstep. Estas são as substâncias que estão a ganhar popularidade entre os jovens, sendo as anfetaminas utilizadas frequentemente pelos universitários para estudarem mais horas, pois esta priva-os do sono. Apesar de se saber que a longo prazo há uma possibilidade de se contrair danos cerebrais, não há porém estudos que comprovem estes dados. Contudo este tipo de