A formação da liga das nações : criação da ONU
1.Introdução
Em 15 de novembro de 1920 foi fundada na Suíça, a Liga das Nações. O objetivo principal da organização era impedir as guerras e assegurar a paz mundial a partir de ações diplomáticas.
A Liga das Nações fracassou em seu objetivo de manter a paz, pois não foi capaz de evitar a Segunda Guerra Mundial. A ONU passou a ser a sucessora da Liga das Nações.
Em 1945, na Conferência de San Francisco, nos Estados Unidos, que reuniu delegados de cinqüenta nações do Bloco Aliado, foi criada a Organização das Nações Unidas (ONU), que substituiu a Liga das Nações.
Em 18 de abril de 1946 aconteceu a reunião que marcou o fim da Liga das Nações. Tratava-se, porém, de mera formalidade, pois o organismo já não funcionava na prática. Além disso, a ONU já dera início às suas atividades em 24 de outubro de 1945.
2.Fundação
Quando foi fundada, logo após a Segunda Guerra Mundial, contava com a participação de 51 nações. Atualmente, conta com 192 países membros, sendo que cinco deles (Estados Unidos, China, Rússia, Reino Unido e França) fazem parte do Conselho de Segurança. Este pequeno grupo tem o poder de veto sobre qualquer resolução da ONU.
3.Localização
A sede principal da ONU fica na cidade de Nova Iorque e seus representantes definem, através de reuniões constantes, leis e projetos sobre temas políticos, administrativos e diplomáticos internacionais.
4.Objetivos principais da ONU:
- Defesa dos direitos fundamentais do ser humano;
- Garantir a paz mundial, colocando-se contra qualquer tipo de conflito armado;
- Busca de mecanismos que promovam o progresso social das nações;
- Criação de condições que mantenham a justiça e o direito internacional.
5.Organização :
A ONU é constituída por seis órgãos principais: Assembleia Geral, Conselho de Segurança, Conselho Econômico e Social, Conselho de Tutela, Tribunal Internacional de Justiça e Secretariado .
Várias agências especializadas