Guzera
Bruno Tiburcio, Saulo Gabriel, Pedro Theodoro, Sidney Russo
Curso de Agronegócio- IFSP
RESUMO
NESTE TRABALHO, SERÃO ABORDADOS ASSUNTOS REFERENTES À ORIGEM DO GUZERÁ, A IMPORTÂNCIA NA CULTURA INDIANA E PAQUISTANESA, FACILIDADE DE SE ADAPTAR À CLIMAS TROPICAIS, A VINDA DO GUZERÁ AO BRASIL, NÚCLOES ZEBUÍNOS E TAMBÉM SOBRE SUA ESTRUTURA GENÉTICA.
ORIGEM __________________________________________ 2
IMPORTÂNICA _____________________________________ 2
HABITAT___________________________________________ 2
VINDA AO BRASIL __________________________________ 2
NÚCLEOS ZEBUÍNOS________________________________ 2
MATERIAIS E MÉTODOS ____________________________ 3
RESULTADOS E DISCUSSÃO_________________________ 3
CONCLUSÃO________________________________________ 4
REFERÊNCIAS_______________________________________ 4
INTRODUÇÃO
A história do Kankrej, ou Guzerá, perde-se na origem da humanidade, tendo sido encontrados selos impressos em cerâmica e em terracota nos sítios arqueológicos de Mohenjo-Daro e Harappa, na Índia e Paquistão; e sua imagem em peças diversas nas regiões da antiga Assíria e Mesopotâmia. O museu de Bagdá, no Iraque, apresenta muitas peças e artefatos de ouro com a imagem do touro Guzerá, exatamente como ele é hoje. Tudo indica que o Kankrej era personagem importante nas pelejas, nos transportes e nas caçadas da antiga Mesopotâmia. Olver (1938) e Joshi & Phillips (1954) concordam que o Guzerá já estava no vale do Indo, quando as últimas tribos de arianos invadiram a Índia, por volta de 1.500 a.C.
Hoje, a efígie do Guzerá é distintiva do próprio Ministério de Agricultura da Índia e é apontada como sendo "melhoradora das demais raças".
O hábitat do Guzerá é a região predesértica de kutch, em Gujarat, seqüenciado ao norte pelo deserto de Thar e pelo deserto de Sind. No Brasil, o Guzerá está espalhado por várias regiões, mas é