Raça guzerá
CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, SOCIAIS E Agrárias
CAMPUS III - BANANEIRAS
BACHARELADO EM AGROECOLOGIA
Raça Guzerá
Aliane Cavalcante
Ana Rafaely
Géssica Constantino
Bananeiras-PB
2014
Introdução
Guzerá, é uma raça bovina, originária do estado de Gujarat, no centro da Costa Ocidental da índia, animal de grande porte, ótimos para produção de carne e leite, ao ser introduzida no Brasil teve boa seleção. Porte imponente, cabeça alta e chifres grandes, em forma de lira.
Raça Guzerá
Nome original: Kankrej
Espécie: Bos indicus, zebú ou cebú(países latinos).
Origem: Norte da Índia, milhares de anos atrás, como prova o selo encontrado nas ruínas de Mohenjo-Daro (cidade indiana destruída há cerca de 5000 anos).
Habitat natural: Terras baixas, em alguns lugares situadas abaixo do nível do mar, com precipitação pluvial entre 500 e
650 mm/ano, variando a temperatura entre 5 e 50 graus centígrados. Características raciais: Pelagem variando do cinza claro ao cinza escuro, chifres em forma de lira, pêlos curtos, pele escura.
A altura do tronco (corpo) é igual à altura dos membros, no animal ideal. Animal pernudo ou pernalta não significa rendimento; é um
"mito" nos trópicos.
Altura total do animal, na cernelha (garrote) é igual a duas vezes a altura do corpo, ou dos membros. Ou a soma da altura do corpo e a altura dos membros.
Ancas bem afastadas, no mesmo nível de um lado e outro, moderadamente salientes.
Emepa-PB
Alagoinha, PB
Cruzamentos: Para o cruzamento com outras raças (zebuínas ou européias)
Situação Atual da Raça: Atualmente o Brasil é, juntamente com a Índia, o principal centro criador da raça no mundo, porém uma expressiva quantidade de material genético da raça vem sendo exportado para a Venezuela, Colômbia, Paraguai, México, Costa
Rica e outros países.
Importância: É a principal raça bovina na Índia, tendo o maior rebanho do país. É uma das principais