Bovino
Conhecer a origem, histórico e características raciais das principais raças de bovinos e alguns cruzamentos.
10.2 Bovinos de Corte - Parte 2 (raças) - Introdução
Os ingressantes desse módulo conheceram as principais raças de uma das principais espécies utilizadas pelo homem como alimento desde a antiguidade. A classificação das raças dos bovinos é baseada nos dois tipos principais de animais de origens diferentes, como animais Europeus e Indianos, conhecidos como Bos taurus e Bos indicus, respectivamente.
Como já foi mencionado no módulo anterior o rebanho bovino brasileiro é composto basicamente por duas principais espécies e os cruzamentos entre eles, gerando principalmente os animais conhecidos como cruzamentos industriais. Tais espécies, o Bos taurus (boi europeu) e o Bos indicus (boi indiano), o zebú, compõe juntos a maior parte do nosso rebanho.
Os cruzamentos entre os indivíduos de ambas as espécies, taurinos e zebuínos, é frequente tanto em programas de melhoramento genético dos rebanhos, quanto em propriedades onde a monta é natural e sem controle algum. Esses híbridos são muito usados para combinar a produtividade do gado taurino com a rusticidade e adaptabilidade a meios tropicais do gado zebu.
As principais características que os animais cruzados podem apresentar são precocidade, maior potencial de crescimento, melhor acabamento de carcaça, características estas que vem dos animais taurinos e melhor adaptabilidade ambiental, boa habilidade materna e maior resistência a parasitos, as quais são mais evidentes em animais zebuínos. Tais características estão evidentes na Tabela 1, a qual foi comentada no módulo anterior.
As características apresentadas pelos animais cruzados são consequências do conjunto de duas espécies, onde as raças puras de ambas espécies não apresentam em conjunto (EUCLIDES FILHO, 1997).
De acordo com Frisch (1987), a heterose observada em cruzamentos entre Bos indicus e Bos taurus tem