gurus da qualidade
Centro de Ciências Sociais Aplicadas – CECIESA Gestão
Os Gurus da Qualidade
Os gurus da qualidade são personagens da historia que de alguma forma contribuiram de alguma maneira para transformar a qualidade em algo mais objetivo, garantindo assim a sua definição clara. Cada uma dessas pessoas foram gênios inovadoras em suas épocas, que através de uma necessidade buscaram uma solução e firmaram a mesma como uma permanente ideia que são usadas ate hoje.
Walter Shewhart
Também conhecido como “Pai do Moderno Controle de Qualidade”, W. A. Shewhart foi um pioneiro no campo do Controle de Qualidade, tendo desenvolvido uma das ferramentas mais utilizadas por nós até hoje, as Cartas de Controle, além de influenciar o desenvolvimento do Ciclo PDCA (Plan-do-check-act). Shewhart sabia que a teoria estatística poderia ser aplicada na indústria e atender às necessidades desta. Por isso sua inquietude na busca pelo melhor método de fazê-lo.
Armand Feigenbaum
Autor do best seller “controle total de qualidade” Feigenbaum é considerado o “pai” da qualidade e afirma que esta é um trabalho de todos na organização, e que não é possível fabricar produtos de alta qualidade se o departamento de manufatura trabalha isolado.
Segundo ele diferentes departamentos devem intervir nas parcelas do processo que resultam no produto, esta colaboração varia desde o projeto do produto ao controle pós-venda, para que assim não ocorram erros que prejudiquem a cadeia produtiva, causando finalmente problemas ao consumidor.
William Edwards Deming
Deming é amplamente reconhecido pela melhoria dos processos produtivos nos Estados Unidos durante a Segunda Guerra Mundial, sendo porém mais conhecido pelo seu trabalho no Japão. Lá, a partir de 1950, ele ensinou altos executivos como melhorar projeto, qualidade de produto, teste e vendas através de vários métodos, incluindo a aplicação de métodos estatísticos como a análise de variantes e teste de