Sinterização – Resumo
Nome: Bruna H. Malovini Loiola
Sinterização – Resumo
A sinterização é um processo natural em que um conjunto de partículas em contato mútuo, sob ação da temperatura, transformase em um corpo íntegro e demaior resistência mecânica, podendo, inclusive, torna-se totalmente denso. Ou seja, sua finalidade é obter uma peça sólida coerente. É um processo no qual o pó com preparação cristalina ou não, uma vez compactado, é submetido a temperaturas elevadas, ligeiramente menores que a sua temperatura de fusão. Este processo cria uma alteração na estrutura microscópica do elemento base.
A superfície das partículas é uma região de alta concentração de defeitos estruturais e de ligações rompidas. Em relação ao interior da estrutura cristalina, a energia da superfície é bastante superior. É justamente a possibilidade de diminuir sua energia total que leva o sistema a sinterizar. Como a superfície total de um sistema de partículas é a soma da superfície de cada partícula é possível notar o quanto é possível diminuir a energia do sistema diminuindo a sua área superficial.
Em suma, sinterização é o fenômeno decorrente da tendência que têm os sistemas particulados de diminuírem sua energialivre. É um processo espontâneo, porém é acelerado pelo aumento da temperatura.
Nos processos de pulverometalurgia, a sinterização constituiu uma das operações principiais, sendo usada, geralmente, após a operação de compactação dos pós. A sinterização no estado sólido caracteriza-se pela ligação dos grãos ou pós através de movimentos migratórios (difusão) dos átomos, podendo prosseguir até que a peça não contenha praticamente nenhumas porosidades.
A sinterização é usada na obtenção de metais de alto ponto de fusão (tungsténio, molibdénio, tântalo, nióbio, etc.), bem como no fabrico de peças de carboneto de tungsténio e de metal duro.
Podem ocorrer também reações cujo gradiente térmico/temporal é bastante lento e influi em