Guia rapido sobre comunicão via radio e manobra!!
Olá,
A maioria dos funcionários quando vão começar a utilizar a comunicação via rádio e manobrar ficam um pouco inseguros. Então resolvi criar esse guia rápido no intuito de ajudar, dar dicas e sanar dúvidas.
Começando a manobrar
Na passagem de serviço, procure vistoriar o rádio que vai utilizar, verificando: bateria, antena, botões e seu funcionamento. Em caso de avaria informe ao CPT na estação ou inspetores. Isso serve para todos os seus EPIS.
Lembre-se que a comunicação deve ser sempre clara, breve e objetiva.
Costumamos dizer que os OOF´s são os olhos do maquinista no chão e ele só inicializará uma movimentação após seu comando no rádio. Então fique calmo, pense, observe sempre todo cenário e serviço que vai ser feito.
Simule em pensamento como será a manobra fazendo as seguintes perguntas:
- onde estou posicionado?
- o que vamos fazer?
- o que vamos precisar?
- eu vou cobrir um recuo? ou o mqt (maquinista) vai puxar?
- estou fora de gabarito?
- tenho visão?
- quais AMV´s vou manusear, transpor e comunicar?
- quantos vagões ou locos vamos movimentar?
Quando for iniciar uma comunicação informe sua localização.
Exemplo:
- OOF Aldre na principal lado ZMN, chamando operador Diego, Câmbio!
Lembre-se de sempre finilizar a comunicação com a palavra câmbio (exceto quando a distância de vagões for menor que 10. Nesse caso não precisa terminar com câmbio mas isso não quer dizer que você não possa falar).
Quando o maquinista iniciar a movimentação fique atento não só na composição mas em todo ambiente, mantendo sempre a comunicação com ele.
Você comanda no chão, então fique calmo e oriente o mqt, informando a quantidade de vagões, observando a velocidade e se for necessário peça para diminuir.
Sempre verifique os AMV´s antes de passar, olhando a vedação, travamento e pressão (se necessário confira mais uma vez) informando via rádio ao mqt e estação quando necessário. So dê o comando ao mqt quando tiver