Guia para redação do ENEM 2015
Competência 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento, para desenvolver o tema dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo:
Nessa competência, é avaliada a sua capacidade de conectar as informações do mundo real com o seu texto de forma pertinente, demonstrando que você está atualizado e bem informado. Isso deve ser feito, sem deixar de respeitar a estrutura dissertativa argumentativa - introdução, desenvolvimento e conclusão.
Segue um esquema divulgado no Guia:
(Fonte: Guia do Participante. A redação no ENEM 2012) Competência 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista:
Basicamente, nesta competência leva-se em consideração a argumentação do seu texto. Analisa-se a criticidade, ou seja, a sua capacidade de argumentar de forma clara e objetiva. O texto precisa tercoerência do início ao fim. As ideias devem seguir uma sequência lógica de raciocínio. Lembrem-se de que as informações da introdução devem ser coerentes com a conclusão da redação. O seu texto é uma unidade de sentido. Competência 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação:
Aqui são avaliados os mecanismos linguísticos utilizados para encadear as ideias na redação –coesão textual. Competência 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos:
Nessa última e