Temas possiveis a cair no enem
Em maio, o governo brasileiro anunciou que pode autorizar a imigração de 6 000 médicos cubanos para trabalhar no interior do Brasil, local carente desse tipo de mão de obra. O anúncio não foi bem recebido pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), que alegou que não há falta de profissionais no Brasil, mas má distribuição deles pelas regiões do território nacional.
Outra controvérsia a respeito é que o projeto aceitaria a atuação desses profissionais sem exigir deles a realização doRevalida, prova de revalidação do diploma obrigatória para quem se formou fora do país e pretende atuar aqui. Possibilidades de intercâmbio em outras áreas e com outros países estão na mira do ministro a Saúde, Alexandre Padilha.
Rui Alves Gomes de Sá, diretor pedagógico do curso Pré-Enem, da Abril Educação, avalia que o assunto pode ser abordado no Enem sob a ótica do imediatismo — ou seja, medidas paliativas adotadas às pressas para tratar de problemas importantes. “Em lugar de planejar a formação de mais médicos e de aprimorar a educação nacional, tenta-se resolver o problema de forma apressada, sem análise de consequências”, diz Sá.
Deslizamento de encostas nas temporadas de chuvas
As consequências trágicas dos deslizamentos de terra, frequentes em encostas brasileiras durante a temporada dechuvas de verão, são muitas vezes agravadas pela ação humana. Ocupação de áreas de risco em morros, por exemplo, são a causa mais comum. Isso não tira esses fenômenos, contudo, da lista de catástrofes naturais, segundo avaliação do professor de geografia Paulo Roberto Moraes, do cursinho Anglo. “As pessoas falam que o Brasil não tem acidentes naturais, pois não temos vulcão, tsunami ou terremoto, mas essa ideia é falsa. Deslizamento de encostas pode ser considerado uma catástrofe natural local”, diz.
O caso recente mais marcante foi o ocorrido na região Serrana do Rio de Janeiro, em janeiro de 2011, que deixou mais de 900 mortos e milhares de desabrigados. As