Guia de como elaborar um projeto de documentário
Prof. Dr. Cássio Tomaim
Departamento de Ciências da Comunicação
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)/Cesnors
Este guia foi pensado exclusivamente para atender às necessidades da disciplina Laboratório de Telejornalismo III, do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM/Cesnors), que tem como objetivo a realização de um vídeo documentário.
Introdução
Qualquer projeto de documentário começa com uma boa e ampla pesquisa sobre o assunto a ser abordado. As idéias para um documentário só começam a ganhar corpo quando são colocadas no papel. Por isto a importância do documentarista elaborar com cuidado o seu projeto, pois é nele que toda a equipe irá se apoiar na hora da produção. É nele que estarão informações sobre a idéia do vídeo, como iremos usar a(s) câmera(s) e equipamentos em geral, quem são nossos personagens sociais, o que eles têm a ver com a história que iremos contar, como pretendemos nos relacionar com estes personagens etc. Por fim, são estas e outras tantas questões que irão nos ajudar a formatar o nosso documentário.
Projetando um documentário
Então, um projeto de documentário deve conter os seguintes itens:
1. Sinopse
Deve ser descrita a idéia original do vídeo, aquela que irá ser traduzida em um projeto audiovisual. Do que se trata o documentário? O que será abordado? Veja que a preocupação é descrever do que se trata o documentário e não como será abordado pelo diretor. Isto é em outro item. Por exemplo, o filme Tiros em Columbine , de Michael Moore, retrata o fascínio que os norte-americanos têm por armas de fogo, tendo como gancho o atentado no colégio Columbine em que dois adolescentes assassinaram 14 estudantes e um professor. No máximo 6 linhas.
2. Argumento
É a apresentação da temática que será tratada no documentário. É o espaço que o roteirista tem para apresentar os principais dados levantados pela pesquisa em relação