Guia BPMN Iniciante
BPMN 3
Atividades (Activities) 3
Tarefa (Task) 4
Gateways 5
Eventos (Events) 8
Eventos intermediários 11
Subprocessos 14
Swimlanes e Artefatos 15
Referencias 19
BPMN
(Business Process Model and Notation) é uma notação gráfica que tem por objetivo prover uma gramática de símbolos para mapear, de maneira padrão, todos os processos de negócio de uma organização.
Desde sua disponibilização formal em 2004, BPMN tem sido amplamente utilizada em organizações do mundo inteiro. Atualmente há uma grande oferta de ferramentas de mapeamento de processos (gratuitas e licenciadas) que oferecem suporte à notação. Devido à sua grande aceitação, BPMN está ajudando a disseminar conceitos relacionados a processos de negócio e é considerada hoje uma característica chave de qualquer iniciativa BPM.
Dedicaremos os artigos semanais de novembro e dezembro para contribuir com o estudo progressivo dos elementos dede BPMN que compõem o nível 1 desta notação, utilizados para mapear processos em nível descritivo.
Representando Processos com BPMN
Em BPMN, um processo de negócio é representado através do encadeamento de eventos e atividades, ligados através de conectores que demonstram a sequência em que os mesmos são realizados. Além de eventos e atividades, outros elementos de controle de fluxo podem ser utilizados na modelagem para permitir a criação ou unificação de fluxos paralelos que ocorram no decorrer de um mesmo processo de negócio.
Exemplo de um processo mapeado utilizando BPMN
O grande potencial de BPMN para representação de processos está no fato de que ela propõe um conjunto simplificado de elementos (atividades, eventos, gateways, conectores e swimlanes), mas que podem ser derivados para atender situações específicas de negócio, de forma que a documentação de um processo em nível de negócio possa adquirir profundidade técnica à medida que é preparado para a implementação.
Nota: A especificação BPMN está documentada em inglês e não existe uma