Psicologia Revisao
Comportamento Respondente
— Os comportamentos respondentes são interações estímulo-resposta incondicionadas, nas quais certos eventos ambientais eliciam certas respostas do organismo que independem da aprendizagem.
Comportamento Respondente
— Dito de outra forma: os comportamentos respondentes são interações em que emitimos um comportamento em resposta a determinado estímulo ambiental, e isto de maneira automática, como uma reação natural do organismo, sem qualquer relação com processos de aprendizagem.
Comportamento Respondente
— Exemplos:
— Contração das pupilas quando uma luz forte incide sobre os olhos;
— Suor sob alta temperatura.
— Reflexo patelar (leve martelada na patela)
O Comportamento Operante
— Os comportamentos operantes incluem todos os movimentos de um organismo que têm efeito sobre algo no mundo em redor.
— Ou seja, o comportamento operante opera alguma influência sobre o ambiente.
— A teoria de Skinner é conhecida como a teoria do condicionamento operante porque o comportamento opera uma transformação no meio e o meio opera uma transformação no comportamento, condicionando-o.
— Exemplo: se cumprimento as demais pessoas com um aperto de mão firme, olhar nos olhos e um sorriso provavelmente terão como resposta um cumprimento semelhante. Isto tenderá a me condicionar a adotar sempre esta modalidade de cumprimento.
— Ou seja, atuei sobre o ambiente de determinada maneira (operei sobre a meio certa influência) e o meio atuou sobre mim (operou certa influência sobre mim).
— Deste modo, o comportamento é controlável por suas consequências, as quais funcionarão como reforços dos comportamentos.
O Reforço
— Reforço é qualquer evento ou estímulo que aumente a frequência de um