Guerras
Um programa de afiliados representa uma parceria “ganha ganha” entre empreendedores e webmasters cujo objetivo é disponibilizar produtos e serviços para que sejam promovidos em sites de terceiros. Atualmente os programas de afiliados ocupam uma fatia significativa do mercado brasileiro movimentando milhões de reais anualmente.
Essa estratégia de marketing surgiu com a Amazon.com após a necessidade de expandir a área de alcance de seus produtos. No principio a empresa pensou em remunerar seus usuários pagando uma porcentagem pelas vendas. Após esse pontapé inicial, várias outras lojas virtuais tomaram essa idéia para si e a aprimoraram surgindo assim outros tipos conhecidos de remuneração que pagam por cliques, exibição de banners e cadastros. O próprio Google AdSense iniciou suas atividades tomando como base o modelo de marketing de afiliados, porém aprimorando-o para se adaptar à lei da oferta e procura.
Os programas de afiliados têm como objetivo principal incentivar as vendas de maneira natural. Com isso, tanto os comerciantes quanto os afiliados ganham. Veja algumas vantagens para quem tem um comércio online:
•O pagamento das comissões só é feito mediante a um resultado ou exposição. Quando é atingido o resultado esperado, os pagamentos são feitos normalmente em até 30 dias após os lucros já terem entrado.
•Um programa de afiliados permite ao comerciante alcançar fatias do mercado que seriam impossíveis com o marketing tradicional. Estratégias de divulgação bem elaboradas podem fazer com que os afiliados se motivem a vender e indicar novos afiliados.
•O lançamento de um programa de afiliados possibilita uma maior exposição da marca gerando mais confiança por parte dos potenciais clientes. Isso ocorre em menos tempo, pois os afiliados estarão motivados a falar sobre a empresa.
Para um afiliado, a motivação ao se cadastrar são as muitas:
•Por não existir a necessidade de abrir uma empresa, os afiliados se motivam a