Guerras e revoltas no brasil
- Onde aconteceu: interior do sertão da Bahia.
- Quando aconteceu: de novembro de 1896 a outubro de 1897.
- Envolvidos: de um lado os habitantes do Arraial de Canudos (jagunços, sertanejos pobres e miseráveis, fanáticos religiosos) liderados pelo beato Antônio Conselheiro. Do outro lado as tropas do governo da Bahia com apoio de militares enviados pelo governo federal.
- Causas da Guerra: O governo da Bahia, com apoio dos latifundiários, não concordavam com o fato dos habitantes de Canudos não pagarem impostos e viverem sem seguir as leis estabelecidas. Por outro lado, Antônio Conselheiro defendia o fim da cobrança dos impostos e era contrário ao casamento civil. Ele afirma ser um enviado de Deus que deveria liderar o movimento contra as diferenças e injustiças sociais.
- Conclusão: A Guerra de canudos significou a luta e resistência das populações marginalizadas do sertão nordestino no final do século XIX. Embora derrotados, mostraram que não aceitavam a situação de injustiça social que reinava na região.
· GUERRA DO CONTESTADO
- Onde aconteceu: Sul do Brasil.
- Quando aconteceu: entre outubro de 1912 e agosto de 1916.
- Envolvidos: cerca de 20 mil camponeses que enfrentaram forças militares dos poderes federal e estadual.
- Causas da Guerra: A estrada de ferro entre São Paulo e Rio Grande do Sul estava sendo construída por uma empresa norte-americana. Para a construção dessa estrada, milhares de família de camponeses perderam suas terras. Este fato gerou muito desemprego entre os camponeses, que ficaram sem terras para trabalhar. Outro motivo foi a compra de uma grande área da região por um grupo de pessoas ligadas à mesma empresa. Esta área foi adquirida para o estabelecimento de uma grande empresa madeireira. Com isso, muitas famílias foram expulsas de suas terras.
- Conclusão: A Guerra do Contestado mostra a forma com que os políticos e os governos tratavam as questões sociais no início da República. Os interesses financeiros de