Trasmissao de calor - usina alternativa geradora de energia eletrica
O lado ambiental é visto por muitos como o primordial para a instalação de usinas geradoras de energia, mas a parte técnica expõe outros lados, é preciso analisar as vantagens e os impactos socioambientais, as energias eólicas e solares são vistas por muitos como a solução para o nosso país, abaixo segue explicações sobre o porquê não as considero viáveis:
Energia Eólica tem características complementares em quase todo o mundo (a exceção são alguns países nórdicos) por não se ter certeza de que a energia estará lá quando se precisar. Além disso, a grande variação de entrada e saída de energia causa perturbações nas redes elétricas. Com o preço da Energia Eólica hoje em dia é possível sim, colocar o maior número possível de aero geradores no Brasil, porém, nunca esta forma de energia vai poder ser nossa fonte primária, pois, quem vai fornecer energia quando não ventar ou fazer Sol?
A energia solar fotovoltaica é, em média, de 4 a 5 vezes mais cara que outras formas de energia hoje em dia. Espera-se que ela comece a ficar competitiva em um prazo de 5 a 10 anos. Alguém está disposto a ter que pagar uma conta de luz de 4 a 5 vezes maior?
Por isso ainda acredito que a energia elétrica proveniente das usinas hidroelétricas ainda é a melhor alternativa para o Brasil, já que contamos com recursos hídricos extensos com capacidades suficientes de geração de energia elétrica, assim, apresento neste trabalho uma fonte geradora de energia alternativa as usuais com base no principio hidroelétrico: as PCH’s (pequenas centrais hidroelétricas).
Rafael Barbosa
De acordo com a resolução nº 394 - 04-12-1998 da ANEEL-Agência Nacional de Energia Elétrica, PCH
(Pequena Central Hidrelétrica) é toda usina hidrelétrica de pequeno porte cuja capacidade instalada seja superior a 1 MW e inferior a 30 MW. Além disso, a área do reservatório deve ser inferior a 3 km².
Uma PCH típica normalmente opera a fio d'água, isto é, o reservatório não permite a