Leonard euller
Seu pai, Paul Euler, estudou Teologia na Universidade de Basileia onde aprendeu Matemática com Jean Bernoulli (1667-1748). Tornou-se ministro religioso e casou-se com Margaret Brucker, filha de um outro homem de igreja.
Desde pequeno, foi ganhando gosto pela Matemática. As aulas que seu pai lhe dava terão tido uma influência decisiva no seu fascínio pela disciplina. Quando chegou a altura de ir para a escola, foi enviado para a Basileia, para casa da avó materna. Na escola, pouco aprendeu de Matemática. Porém, o gosto que tinha ganho pela disciplina levou-o a estudar sozinho diversos livros de Matemática e a ter lições às escondidas.
Paul Euler, que ambicionava para o filho uma carreira de teólogo, colocou o jovem Leonard na Universidade de Basileia para aí seguir estudos de Teologia. Leonard entrou para a universidade em 1720, com 14 anos, para, primeiro, ter uma instrução geral e só mais tarde obter estudos mais avançados.
Na altura do ingresso na universidade, Euler realizou, por sua iniciativa, um exame pelo qual Jean Bernoulli descobriu o seu potencial para a Matemática. Como o próprio Euler escreveu:
"...cedo descobri uma oportunidade de ser apresentado a um famoso professor Jean Bernoulli ... Na verdade ele estava muito ocupado e então recusou dar-me lições privadas; mas deu-me conselhos muito importantes para eu começar a ler e a estudar livros mais difíceis de Matemática; e se me deparasse com algum obstáculo ou dificuldade, tinha permissão para o visitar todas as tardes de domingo que ele, gentilmente, explicar-me-ía tudo aquilo que eu não consegui-se entender."
Em 1723, obteve o grau de Mestre em Filosofia. Começou, no Outono desse mesmo ano, a estudar Teologia, seguindo, assim, os desejos de seu pai. Mas, embora tendo sido todo a vida um cristão devoto, nunca sentiu o mesmo entusiasmo pela Teologia que sentia pela Matemática.
De qualquer modo, Euler recebeu uma instrução bastante