Guerras mundiais
Causas
Em 28 de Junho de 1914, o arquiduque Francisco Ferdinando, herdeiro do trono Austro-Húngaro, e sua esposa Sofia, Duquesa de Hohenberg, foram assassinados pelo sérvio Gavrilo Princip, que pertencia ao grupo nacionalista-terrorista armado Mão Negra (oficialmente chamado "Unificação ou Morte"), que lutava pela unificação dos territórios que continham sérvios.
A partilha das terras da África e Ásia, na segunda metade do século XIX, gerou muitos desentendimentos entre as nações europeias. Enquanto Inglaterra e França ficaram com grandes territórios com muitos recursos para explorar, Alemanha e Itália tiveram que se contentar com poucos territórios de baixo valor. Este descontentamento ítalo-germânico permaneceu até o começo do século XX e foi um dos motivos da guerra, pois estas duas nações queriam mais territórios para explorar e aumentar seus recursos.
No final do século do século XIX e começo do XX, as nações europeias passaram a investir fortemente na fabricação de armamentos. O aumento das tensões gerava insegurança, fazendo assim que os investimentos militares aumentassem diante de uma possibilidade de conflito armado na região.
A concorrência económica entre os países europeus acirrou a disputa por mercados consumidores e matéria
Conflitos
Na 1ª Guerra mundial o armamento foi-se tornando cada vez mais mortífero. Passaram-se a utilizar-se canhões poderosos, grandes metrelhadoras ligeiras, granadas de mão, gases tóxicos surgiram pela primeira vez os submarinos, os carros de assaltos (tanques e aviões) e muita artilharia.
Envolvidos
Se envolvido quer dizer com homens a combater, então foram muitos. Além da Inglaterra, França, Alemanha, existem dezenas de países, em ambos os lados do conflito com homens envolvidos. Por exemplo a Austrália, a Turquia, Portugal, EUA, Canadá, etc. Tenho ainda uma suspeita que o Brasil também teve homens no combate, mas não tenho a certeza.
Consequencias
Em 1917 ocorreu um fato histórico de