Arquimedes
Nascido em Siracusa em 287 A.C. Arquimedes foi para Alexandrina e travou amizade com muitos sábios da Biblioteca, voltando para casa, mas sempre correspondendo com seus amigo Alexandrinos. Nestas cartas é que podemos encontrar suas descobertas. Estas constituiu uma imensidão de memorias; extremamentes originais e profundas.
Basta pensar nas invenções praticas de Arquimedes, as unicas que estavam em condições de compreender.
Estamos perante um dos maiores homens da antiguidade e com certeza um dos maiores matemáticos da História.
Dotado de uma inteligência prodigiosa Arquimedes assimilou rapidamente os conhecimentos da humanidade e os ampliou sendo as áreas que se envolveu ,a física, a matemática e a mecânica.
Escreveu o primeiro tratado da estática da História da Humanidade; inventou o parafuso sem fim; ainda agora utilizado em máquinas modernas.
Arquimedes tinhas um sistema de calculo integral dois mil anos antes de Newton e Leibinz e pode ser considerado o percursor do calculo diferencial. Idealizador do sistema de numeração que permite se escrever números tão grandes quanto se quiser.
Arquimedes conseguiu vencer todas as barreiras Euclideanas na altura em que viveu, tendo mérito de se libertar do colete rigido que amarrava e abafava a ciência da matemática; por toda a vida se coloca perante novos problemas e nunca deixou de criar métodos para os resolver.
A obra de Arquimedes revela características próprias e originais, ressaltando dele todo um perfil de investigador; seus escritos são verdadeiras memórias cientificas, onde existe intervenções eficazes em todos os campos matemática , astronomia e Física.
Entre suas obras , uma breve nota sobre cada uma delas.
1) Da esfera e do cilindro; Entre seus resultados conte-se o calculo da área lateral do cone e do cilindro.
2)Dos conóides e dos elipsóides; E