Guerra
Capitulo I : As estimativas ou cálculos. Detalha que a guerra é um assunto de vida ou morte, por isso devem ser estudadas cuidadosamente cinco fatores, que são: a moral, o clima, o terreno, o comando e a doutrina e tendo o conhecimento desses cinco fatores será possível prever qual lado sairá vitorioso, pois aqueles que melhor souberem usa-las poderão criar situações que os levem a ganhar a batalha.
Há sete cálculos que respondem sobre a vitória, que são: quem pode unir o povo e o exercito; quem tem um melhor comandante; quem tem vantagem sobre o terreno e o clima; quem pode garantir mais ordem e disciplina; quem tem o exercito superior; quem tem os homens mais bem treinados e quem tem um sistema mais justo de recompensa e punição. Quanto mais cálculos forem feitos, maior a possibilidade de vencer, sem eles, a chances de vencer uma batalha é nula. Toda guerra baseia-se na emboscada, um bom comandante sempre dissimulará as suas reais condições com o intuito de enganar o inimigo e criar as condições de vitória.
Capitulo II : Condução da guerra ou planejamento. Os custos de uma guerra são muito elevados para qualquer Estado, a manutenção das tropas por longos períodos de tempo leva um reino à ruína. Assim, a chave da guerra está na vitória e não na sua prolongação.
Capitulo III : A estratégia ofensiva. Relata que na guerra o objetivo é tomar o Estado intacto e a habilidade se dá em derrotar o adversário sem ter que lutar, para isso é preciso primeiro atacar a estratégia do inimigo, após deve-se romper as alianças dele e o passo seguinte é atacar seus exércitos. O comando da tropa se dá exclusivamente ao general e aquele que conseguir tomar o império intacto, não cansa suas tropas e domina a arte da estratégia ofensiva e existem cinco modos de ganhar, que é saber quando combater ou não, souber utilizar a força máxima de um exército, numeroso ou não, possuir tropas firmes no apoio ao combate, ser prudente e aguardar uma