Guerra Irã
Escola Estadual Princesa Isabel
João Paulo de Almeida Marques
3ºC.
Maceió, AL
Jun, 13. Guerra Irã – Iraque.
A guerra iniciou-se no ano de 1980, após a deposição do Xá do Irã (imperador), Saddam Hussein pretendia dominar o país e principalmente estava motivado pelo medo de uma possível revolução islâmica nas cidades de Karbala ou Najaf.
O atual governante do Irã na época era Khomeini, tão violento quanto Saddam, outro principal motivo para Saddam temer uma revolução, o Iraque se viu em vantagem caso escolhesse começar uma guerra, pois tinha uma vantagem militar bem considerável.
O Iraque pode contar com a ajuda de países como: Brasil, União Soviética, França, Alemanha, Egito, Líbia, EUA, China e outros, ao contrário do Irã que não recebeu quase nenhuma ajuda durante a guerra. E embora todos os fatores apontassem a vitória para o Iraque, a guerra que durou oito anos acabou sem nenhum vencedor e cerca de 400 mil iranianos e 300 mil iraquianos morreram em vão.
Guerra do Golfo
A Guerra do Golfo foi um conflito que envolveu o Iraque e o Kuwait na região do Golfo Pérsico. Esta guerra começou no ano de 1990 e se estendeu até o seguinte ano 1991. E teve a participação de alguns países do Oriente Médio e dos Estados Unidos.
Saddan Hussein, presidente do Iraque incriminou o Kuwait de exercer uma política de superextração de petróleo originando uma queda nos preços e danificando a economia iraquiana. Saddan também ressuscitou problemas antigos e exigiu indenização. Como o Kuwait não aceitou foi invadido por tropas iraquianas.
Diante da postura de Saddan, muitas nações, comandadas pelos EUA, se unificaram para tentar mudar esta situação. No dia 28 de agosto de 1990, o Iraque formou 19ª província do Kuwait, aumentando as pressões americanas junto a ONU para que ela consentisse o uso da força.
O Iraque queria controlar o petróleo kuwaitiano, unindo o seu território com o do Kuwait. Mas a tentativa não teve sucesso.