guerra Irã X Iraque
O Irã e os Estados Unidos são inimigos desde a Revolução Islâmica, em 1979. Foram inimigos durante os oito anos da guerra entre o Irã e Iraque (1980 – 1988).
Em 1980, Irã e Iraque iniciaram uma guerra sangrenta, que teve forte motivação no fundamentalismo religioso e na presença dos EUA no Oriente Médio.
O presidente Saddam Hussein, do Iraque, revogou um acordo de 1975 que cedia ao Irã cerca de 518 quilômetros quadrados de uma área de fronteira ao norte do canal de Shatt-al-Arab. Exigindo a revisão do acordo para demarcação da fronteira ao longo do Shatt-al-Arab , a reapropriação de três ilhas no estreito de Hormuz e a cessão de autonomia às minorias dentro do Irã, o exército iraquiano, em 22 de Setembro de 1980, invadiu a zona ocidental do Irã e, contando com o elemento surpresa, avançou no território iraniano.
Os dois continuaram a atacar, esporadicamente, cidades inimigas e navios-tanque estacionados no Golfo Pérsico. Finalmente, em 11 de março de 1988, quando o conflito contabilizava um milhão de mortos e 1,7 milhão de feridos, o Irã concordaria com um cessar-fogo mediado pela ONU. Em 1990, uma década depois do início da guerra, Irã e Iraque reataram relações. Saddam retirou-se do território vizinho e dividiu com Teerã a soberania sobre Shatt al-Arab.
Programa Nuclear
Os EUA, é um dos muitos outros países que querem evitar, a todo custo, que o Irã obtenha tecnologia para construir armas nucleares. O que é compreensível, pois o país é dirigido por um regime de fanáticos religiosos dispostos a tudo para ampliar seu poder.
Quarta-feira (11/01/2012), um cientista nuclear iraniano foi assassinado no centro de Teerã, numa ação sofisticada. Foi o quinto especialista na área morto desde 2007. O Irã prometeu retaliar. Em novembro de 2010, um vírus de computador, supostamente criado por israelenses e americanos, deixou fora de ação centrífugas iranianas, levando à interrupção do enriquecimento de urânio na usina de Natanz. Em 12 de