Guerra fria
Os Estados Unidos representavam o sistema capitalista baseado na economia de mercado, sistema democrático e propriedade privada.
Já a União Soviética representava o sistema socialista, baseado na economia planificada, Partido Comunista, igualdade social e falta de democracia.
b) Porque houve uma corrida armamentista entre EUA (capitalista) e URSS (socialista), o episódio mais tenso foi A Crise dos Mísseis em Cuba, onde a URSS tinha mísseis apontados para os EUA e os EUA tinham mísseis apontados para a URSS, tudo isso para demonstrar quem tinha mais poder.
c) Os Principais "A queda do muro de Berlim, A unificação das duas Alemanhas, Fim da União Soviética", a perestroika, fim da cortina de ferro, enfraquecimento do bloco comunista no mundo e a dissolução da URSS.
2°) a) a afirmação acima deu origem ao maior instrumento ideológico da Guerra Fria: a propaganda, Durante a guerra fria o mundo foi bombardeado com imagens que tentavam mostrar a superioridade do modo de vida de cada sistema. Para ridicularizar o inimigo, os dois lados utilizavam muito a força das caricaturas e da propaganda.
b) Sua principal defesa, a União Sovietica, era uma superpotencia, e esta contribuiu para o crescimento e desenvolvimento do Partido Socialista.
Nele tinha como apoio o Pacto de Varsóvia (a aliança militar liderada pelos soviéticos) e a Comecon (uma organização econômica internacional que abrangia os estados comunistas).
No inicio, o partido sovietico seguia a ordem do Marxismo-Leninismo, e mais tarde, o revolucionario Stalinismo, o que contribuiu com mudanças favorecentes ao lado socialista, como economia, politica e a liberdade.
Vladimir Lenin, após rever as teorias de Karl Marx, definiu o socialismo como uma fase de transição entre o capitalismo ao comunismo.
Os estados que participaram do bloco : União Soviética, Polônia, Alemanha Oriental², Tchecoslováquia, Hungria, Romênia, Bulgária, Albânia.
Teve a