Guerra fria
A Guerra Fria ocorreu entre duas grandes nações - Estados Unidos e União Soviética - logo após o término da Segunda Guerra Mundial. Os Estados Unidos entraram na segunda grande guerra depois do ocorrido em Pearl Habor, quando os japoneses bombardearam de forma “secreta” os navios americanos.
Os norte-americanos não ficaram nada contentes com o fato e ainda no final da guerra lançaram bombas atômicas em duas cidades do Japão, Hiroshima e Nagazaki. Infelizmente, este ocorrido foi bem trágico e trouxe consequências até mesmo anos depois do fim do conflito. Com o fim da Segunda Guerra e com os países “Aliados” saindo com vitórias sobre os países do Eixo, os Estados Unidos entram então em uma guerra silenciosa, sem armas, mas com objetivos bem claros contra a União Soviética: a hegemonia política, econômica e militar do mundo.
Muito mistério, espionagem e segredos de estado estiveram envolvidos nesta época. De um lado a União Soviética com seu sistema socialista, sem democracia e com partido único, lutando pela igualdade social através do Comunismo. E do outro lado, os Estados Unidos, grande potência mundial, que deseja implantar o sistema capitalista no resto do mundo, baseado na economia mercantilista, propriedades privadas e sistema democrático.
Essa guerra durou entre 1940 e 1989. A guerra foi denominada de Fria justamente porque não houve combates propriamente ditos, o conflito era na verdade ideológico. Tanto os Estados Unidos quanto a União Soviética estavam muito bem equipados com mísseis