GUERRA FRIA
1.Contexto Histórico
O mundo apos a segunda Guerra mundial mudou drasticamente. Seja na área política e social. A principal e mais marcante mudança, foi o claro declínio das potencias européias e o surgimento de novas duas: a União Soviética (parte socialista) e os Estados Unidos (parte capitalista).
Os Estados Unidos, durante a segunda grande guerra, não sofreu ataques diretos em seu território. Alem disso, sua economia apresentava um grande desenvolvimento uma vez que o Estado passou a intervir mais após a crise de 1929 e houve o aumento de investimentos externos.
A União Soviética, por sua vez, ao final das operações militares, possuía o maior exercito do mundo, dominando diversas regiões da Europa Central e do Extremo Oriente.
2.A Guerra
A Guerra Fria iniciou-se na explosão das bombas atômicas no Japão, marco do final da Segunda Guerra Mundial. Disputa entre URSS e os Estados Unidos pela hegemonia política, militar e econômica do mundo. Embora não houvesse um evidente confronto físico direto.
A União Soviética baseava-se em um sistema socialista, tendo, portanto um partido único (Partido Comunista), igualdade social e economia planificada. Já os Estados Unidos defendiam a expansão do sistema capitalista, baseando-se em um sistema democrático, economia de mercado, propriedade privada.
Durante este período ocorreu à chamada Paz Armada. As duas potências envolveram-se numa corrida armamentista, espalhando exércitos e armamentos em seus territórios e nos países aliados. Enquanto houvesse um equilíbrio bélico, nenhum ataque seria feito.
2.1 Blocos Militares
Nesta época, dois blocos militares se formaram cujo objetivo era defender os interesses dos dois países membros. A OTAN e o Pacto de Varsóvia.
OTAN - Organização do Tratado do Atlântico Norte:
A organização surgiu em abril de 1949 e representava o lado capitalista. Liderada pelos EUA, possuía na maioria de seus países membros, com destaque na Europa Ocidental. Entre os principais membros estão: