Guerra Fria
O que foi?
Uma serie de conflitos ideológicos, políticos, econômicos e indiretamente militares entre duas superpotências do pós-segunda guerra e que foram ambos aliados durante a guerra. Porém antes que a guerra terminasse, já começava a aparecer rusgas, divergências, em relação de como o mundo ficaria no pós-guerra.
O que causou?
Os Estados Unidos liderava os blocos dos países capitalistas, por outro lado, a União Soviética liderava o bloco dos países socialistas.
Que eram dois sistemas econômicos e sociais, bem diferentes. Os norte-americanos temiam a expansão do socialismo.
Expansionismo Soviético:
À medida que os soviéticos foram derrotando os alemães, eles foram expulsando os nazistas, a Polônia, Hungria, Bulgária, enfim todos os países do leste europeu, e foram fazendo com que os governos pro-soviéticos fossem instalados nesses países. Na visão de Stalin, a União Soviética precisava de uma zona de segurança e na Conferencia de Yalta, o Russell concordara com esta posição do Stalin.
Hostilidade em relação à União Soviética:
Os Estados Unidos, na França, na Grã-Bretanha, muitos temiam que a União Soviética se expandisse por toda a Europa, e na visão liberal democrata, instaurasse regimes totalitários, como estava fazendo no leste europeu.
O que foi a Doutrina Truman:
O presidente dos Estados Unidos, Harry Truman perante o congresso, prometeu conter a expansão do comunismo.
Didaticamente, podemos dizer que a Doutrina Truman, rezava a contenção do comunismo, usando todos os meios necessários.
O Plano Marshall:
Consistiu em um pacote de ajuda, aos países europeus arrasados pela guerra. O general George Marshall, era secretario de estado, e a partir de 1948, os norte-americanos começaram a aplicar enormes quantias, na Grã Bretanha, na França, na Itália.
Resumidamente, o Plano Marshall, consistia em um pacote de 13 bilhões de dólares, o equivalente hoje a um pouco mais de 500 bilhões de dólares, que foi