Biografia Completa de Paul Felix Lazarsfeld
Ele nasceu em Viena, Áustria, em 1901 e estudou na Universidade de Viena, onde recebeu seu PhD em Matemática Aplicada e Física com uma tese sobre os aspectos matemáticos da teoria de Einstein. Frequentou os intelectuais "Círculo de Viena", que incluiu Otto Neurath e Rudolf Carnap. Em 1929, ele fundou o Instituto de Pesquisa Aplicada em Psicologia Social, na Áustria. Com uma bolsa da Rockefeller viajou para os Estados Unidos em 1933 e trabalhou na Universidade de Princeton como diretor do Office of Radio Research. Mais tarde, em 1936, dirigiu o Centro, da Universidade de Newark, New Jersey Research. Em 1940 mudou-se para Columbia University, em Nova York, Departamento de Sociologia, que trabalhou por 30 anos e onde fundou e dirigiu o Bureau of Applied Social Research (1941). Por um longo tempo ele permaneceu muito perto dos teóricos da Escola de Frankfurt na América. Na Universidade de Columbia, ele manteve uma estreita relação com Robert Merton, que escreveu o artigo "Comunicação de Massa, gosto popular e ação social organizada".
Ele morreu em Nova York em 1976.
Entre suas obras mais conhecidas, Escolha Popular. Como o eleitor faz a sua mente na Campanha Presidencial (1944), Ouvir Radio In America (1948), Votação (1954), Infuence pessoal com E. Katz (1955).
Em espanhol: o povo elege. Como escolher as pessoas em uma campanha eleitoral (com Berelson e Gaudet), Edições 3 Buenos Aires, 1962; Sociologia e Mudança Social, Polity Press, Buenos Aires, 1971; Influência Pessoal (com E. Katz), Hispano-europeu, Barcelona, 1979.
Pensamento científico e expressão
Sociólogo austríaco e especialista em comunicação, que acontece de ser um dos fundadores da análise sociológica americana da mídia e, sobretudo, os seus efeitos sobre a formação da opinião pública. A avaliação da recepção leva de um público segmentado e não conta como um todo uniforme, como os analistas