Guerra Fria
Definição: conflito político, ideológico e militar entre as duas grandes potências do pós-2ª Guerra Mundial:
EUA CAPITALISMO X URSS COMUNISMO
Ícones da felicidade:
Nos EUA: valorização da riqueza material, individualismo, consumismo, democracia.
Na URSS: bem estar social, igualdade, simplicidade, glorificação do stalinismo, censura a arte ocidental (burguesa), coletivismo.
Características gerais da Guerra Fria:
Disputa tecnológica.
Corrida espacial.
Espionagem (CIA X KGB).
Busca de aliados.
Conflitos regionalizados.
Difamações.
Corrida armamentista:É o processo pelo qual um país busca armar-se com o intuito de proteger-se de outro. Ao mesmo tempo, um país sente-se ameaçado pelo aumento do poder militar do outro, investindo em seu aparato de defesa. Com isso, surge um círculo vicioso, no qual ambos países se armam em decorrência da desconfiança mútua.
A exemplo disso: os Estados Unidos e a União Soviética, disputavam poder tanto em armas, quanto em tecnologia diversificada, como por exemplo: foguetes. Enquanto um país fabricava um foguete para chegar à Lua, o outro preparava outro foguete, melhor, para levar um homem à Lua.
Fases da Guerra Fria:
A) GUERRA FRIA CLÁSSICA (anos 1940 e 1950):
Grande tensão entre as potências.
Risco permanente de conflito nuclear.
1947: Doutrina Truman – EUA apoiariam as nações “livres” que desejassem resistir à dominação comunista. Combate ao comunismo em qualquer lugar do planeta.
KOMINFORM (Comitê de Informação dos Partidos Comunistas e Operários) – União de PC’s europeus para evitar a influência dos EUA.
1947: Plano Marshall: plano econômico de auxílio aos países europeus (ocidentais). Reduziria possível influência soviética.
1949: COMECON (Conselho para Assistência Econômica Mútua) – versão soviética do Plano Marshall.
1948: Bloqueio de Berlim.
1949: OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) – aliança