Guerra Espanhola
Antes de iniciar-se a Guerra Civil Espanhola, a Espanha viveu seguidas crises econômica e políticas do final do século XIX às primeiras décadas do século XX.O país contava com uma industrialização limitada,incapaz de competir com países europeus desenvolvidos.Tinha perdido ainda suas ultimas possessões ultramarinas,dentre elas Cuba,Porto Rico e Filipinas.Por fim as dificuldades se agravaram pelo caráter elitista dos últimos governos monárquicos dos Bourbon excluindo a maioria da população das decisões nacionais.As mudanças políticas ,no entanto não eram recebidas da mesma forma em todo território espanhol, permeado por grandes diferenças culturais.Esse cenário possibilitou a polarização política.Quando nas eleições de 1936 a maioria das grande cidades e regiões industrias ,por sua vez,permaneceu fiel a o governo republicano .Ai inicia-se a Guerra Espanhola.
A Guerra civil Espanhola foi o acontecimento mais dramático que ocorrido antes da Segunda guerra Mundial, mais exatamente no ano de 1936 ate 1939. Nela estavam contidos todos os elementos militares e ideológicos que marcaram o século xx.
Nesse conflito de um lado estavam posicionadas as forças nacionalistas e fascistas aliadas a instituições tradicionais da Espanha, dentro ela o Exercito, a igreja e os Latifundiários (grandes proprietários de terra). Do outro lado da moeda estava contida a Frente Popular que era à base do Governo Republicano Espanhol, representados pelos sindicatos, partidos de esquerda e os partidários da democracia.
Para o primeiro grupo mencionado o conflito se serviria para livrar o país da influência comunista restabelecendo assim os valore das Espanha tradicional, ou seja, o autoritarismo e o catolicismo. Para isso acontecer era preciso acabar com a República que havia sido proclamada em 1931 com a queda da monarquia.
Já para o segundo grupo citado acima era preciso dar um basta em todo esse avanço da forças fascistas que já havia conquistado toda Itália (em 1922),