A guerra espanhola
Nome: Isabella Fernandes
Prof: Christiane Tomazini
Assunto: Guerra Civil Espanhola
Guerra Civil Espanhola
A Guerra Civil Espanhola foi o acontecimento mais dramático que ocorrido antes da Segunda Guerra Mundial, mais exatamente no ano de 1936 até 1939. Nela estavam contidos todos os elementos militares e ideológicos que marcaram o século XX.
Nesse conflito de um lado estavam posicionadas as forças nacionalistas e fascistas aliadas a instituições tradicionais da Espanha, dentre elas o Exército, a Igreja e os Latifundiários (grandes proprietários de terra). Do outro lado da moeda estava contida a Frente Popular que era à base do Governo Republicano Espanhol, representados pelos sindicatos, partidos de esquerda e os partidários da democracia.
A Guerra Civil Espanhola é considerada um ensaio para a Segunda Guerra Mundial, pois serviu de campo de provas para as potências do Eixo e da URSS, além de colocar em conflito as principais ideologias políticas que até então conviviam na Europa: o fascismo, a democracia de tradição liberal e os diversos movimentos revolucionários (socialistas comunistas estalinistas e trotskistas e anarquistas).
Uma das fotos mais famosas da Guerra Civil Espanhola é atribuída a Robert Capa.
O momento exato da morte de um soldado republicano perpetuou a imagem de uma guerra fratricida, primeiro símbolo dos "fascínios ideológicos' que marcariam indelevelmente o século XX
Esta fotografia desperta emoções fortes, de choque. Esta fotografia capta o preciso momento em que um soldado é atingido mortalmente por uma bala na cabeça. É impossível ficar indiferente a isto.
É composta apenas por um único elemento: a figura de um soldado segurando uma espingarda.
Representa a guerra e as mortes resultantes dela. Representa um dos soldados anónimos que perdeu a sua vida num campo de batalha.
Esta fotografia foi captada numa frente de batalha, na Guerra Civil Espanhola. O fotógrafo estava num palco de guerra,