Guerra entre judeus (em israel) e árabes (na palestina)
2. São de origem árabe. Ocuparam a região da Palestinaposterior à Diáspara.Professam o Islamismo. O islamita (a palavra quedizer “submetida a um Deus”) acredita em Alá, oúnico deus. Alá pedia aos homens que rezassem cincovezes por dia voltados para a cidade sagrada deMeca (Arábia Saudita).As verdades dessa religião foram escritas num livrochamado Corão, como a Bíblia cristã ou a Toráhebraica.
3. Desprovidos de pátria durante 20 séculos, os judeus viramcrescer no século XIX o movimento sionista, que lutava paraconstituir um Estado Judeu.Fatores que contribuíram para o movimento sionista:- Nacionalismo europeu- Queda do Império Britânico – pós 1ª Guerra.- “Apoio” britânico através da Declaração de Balfour.(1917) O governo de sua majestade encara favoravelmente o estabelecimento na Palestina de um Lar Nacional para o povo Judeu e enviará os melhores esforços para facilitar a realização desse objetivo ficando claramente entendido que não se fará nada possa prejudicar os direitos civis e religiosos das comunidades não judaicas da Palestina e os direitos e a condição política desfrutadas pelos Judeus em quaisquer outros países.
4. Aumento da Imigração Israelita, dirigida a partirde 1929 pela Agência Judaica (Instituição quecoletava os recursos necessários para financiar aviagem e a instalação dos colonos judeus).Graças aos capitais dos judeus espalhados pelomundo, a Palestina, até então pobre, assistiu a umdesenvolvimento agrícola