Direito
De
História
Grupo: Gabriela Souza Miguel Felipe Caio Emerick Wericlys Leony Weller Elias
Sala: 306 3ºTU
Tema: Israel x Palestina
Introdução
O Conflito entre Israel e Palestina se dá desde muitos anos atrás, mais precisamente no século XIX, quando os judeus, conhecidos na época por não ter um Estado próprio, começaram a migrar para regiões que já eram habitadas, como é o caso da Palestina, que era habitado por árabes.
Tudo isso era regado pelo sionismo cujo objetivo era refundar na Palestina um estado judeu. A ideia de que o local estava vazio, à espera de colonos judeus, deixava os árabes palestinos furiosos. Desde então, houve muita violência e controvérsia em torno da questão, assim como vários processos de negociações de paz durante o século 20 e ainda estão em andamento.
Ambos os povos reivindicaram suas terras no território palestino. Os israelenses, representados pelo Estado de Israel, têm soberania sobre grande parte do território, que foi conquistado após a derrota dos árabes em duas guerras –o conflito árabe-israelense de 1948 e a Guerra dos Seis Dias, de 1967. Os palestinos, representados pela Autoridade Nacional Palestina querem assumir o controle de parte dos territórios e estabelecer um Estado Palestino soberano e independente.
Antes das guerras, em 1947 a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas aprovou um plano para partilha da Palestina, portanto, a criação de Israel e de um Estado palestino. Mas como já era de se esperar, os palestinos e os árabes não aceitaram a partilha e nem a criação do estado de Israel, e prometeram lutar contra isso.
Como o conflito começou
O movimento sionista, que procurava criar um Estado para os judeus, ganhou força no início do século 20, incentivado pelo antissemitismo sofrido por judeus na Europa.
A região da Palestina, entre o rio Jordão e o mar Mediterrâneo, considerada sagrada para muçulmanos, judeus