Guerra de patentes no mundo tecnologico - pré projeto
1 - Objeto
A tecnologia nunca teve tanta importância como nos dias atuais. Atualmente, as principais empresas do mundo são deste ramo. Apple, Google, Microsoft, Samsung, Oracle dentre muitos outras, são responsáveis por uma parcela importante de como a sociedade é moldada no século XXI. Cada uma delas querendo crescer, e assim travando guerras uma com as outras pelo posto de maior inovadora com os melhores gadgets e softwares.
Para protegerem-se, as empresas fazem o pedido de patentes com intuito de defender suas criações, e assim, obtendo uso exclusivo dessas criações durante alguns anos. Entretanto, há um específico tipo de patente que tem causado uma grande controvérsia: a patente de software. Considerada por uns como uma forma de inovação, ao impedir o uso por outros que não a possuam, elas, na verdade, tem se demonstrado como uma verdadeira complicação para as mais diferentes empresas no ramo tecnológico, desde as startups – “Start-up é uma empresa nova, até mesmo embrionária, que conta com projetos promissores, ligados à pesquisa, investigação e desenvolvimento de idéias inovadoras.” * – tendo elas que passar por um “campo minado” de patentes ao desenvolver suas ideias, mas também atingem grandes empresas, em especial Google, Apple e Microsoft.
Muita das vezes, as patentes adquiridas por essas grandes empresas são de coisas supérfluas, como por exemplo no iPhone, cujo método de desbloquear , o famoso “deslize para desbloquear”, é patenteado. Ou ainda a patente para multitoque, hoje algo tão comum nos celulares, concedida à Apple.
A questão de patentes vai além, hoje é um mercado que movimenta bilhões de dólares anualmente, não só para quem as concede, nesse caso específico o USPTO, órgão americano que concede patentes, que é incentivado financeiramente a emitir a patente, mas também as muitas empresas detentoras delas, que as vendem por cifras na casa dos bilhões como no caso do